Destaque PequenoVale do Paraíba

Mulher que morreu após ser arrastada por enxurrada era cozinheira de projeto social do Santuário Nacional de Aparecida

A cozinheira Rosangela Custódio, que morreu após ser arrastada por uma enxurrada em Aparecida (SP), era funcionária de um projeto social do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. A mulher chegou a ser socorrida, mas não resistiu e morreu. O neto dela, de 11 anos, também foi arrastado pela enxurrada, mas sobreviveu.

O temporal causou diversos estragos após o registro de 63 milímetros de chuva em apenas 25 minutos. Rosângela Custódio trabalhava como cozinheira da Casa do Pequeno, um projeto social do Santuário Nacional que atende crianças da cidade no contraturno escolar. O programa existe desde 1990, em um espaço ao lado da basílica.

A cozinheira tinha 51 anos e deixa dois filhos. Ela estava com o neto na rua Padre Gebardo, no bairro Santa Rita, no fim de tarde desta terça-feira (20), quando foi arrastada por uma correnteza de água e lama formada pela chuva forte que atingiu a cidade. O temporal começou às 17h30 e causou diversos estragos na cidade. Um vídeo mostra o momento em que Rosangela e o neto são levados pela enxurrada.

Os dois ainda tentam se segurar em uma lixeira, mas não conseguem. Um morador tenta ajudar, mas sem sucesso. A mulher chegou a ser socorrida e levada pelo Samu para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Guaratinguetá, mas não resistiu e morreu. O menino foi encontrado na mesma rua.

Ele também foi encaminhado à UPA da cidade vizinha. Segundo a prefeitura, o garoto está bem e lúcido, apesar do abalo. Além da enxurrada na rua Padre Gebardo, a Defesa Civil estadual informou que a chuva provocou pontos de alagamento e abalo em estrutura de imóveis. Os bairros mais afetados foram o Jardim São Paulo e Santa Rita. A água invadiu casas, comércios e deixou carros submersos. Diversos pontos da cidade foram tomados por lama e houve alagamentos em vias como a avenida Padroeira do Brasil e todo o bairro Santa Rita.

A Defesa Civil informou que quatro casas apresentaram danos em suas estruturas e foram interditadas preventivamente. Doze pessoas ficaram desalojadas e foram encaminhadas para casa de parentes. Quatro pessoas ficaram desabrigadas e foram encaminhadas para o Albergue Municipal.

Foto: Montagem/g1

Fonte: G1/Vale do Paraíba