Cruzeiro/SPDestaque PequenoVale do Paraíba

Prefeitura de Cruzeiro conclui avaliação de Densidade Larvária contra a dengue

A Prefeitura de Cruzeiro, por meio do Departamento de Controle de Zoonoses e da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), concluiu a primeira Avaliação de Densidade Larvária (ADL) do ano, conduzida pelos Agentes de Combate às Endemias.

A atividade consiste na amostragem de imóveis para obter informações essenciais no cálculo dos índices de infestação, incluindo dados sobre os recipientes encontrados. Os resultados obtidos permitem avaliar as atividades executadas e monitorar os níveis de infestação ao longo do tempo. A comparação com outras áreas auxilia na identificação de regiões prioritárias para intervenção.

Foram vistoriados 2.447 imóveis em toda a cidade, resultando em um índice de infestação de 3,6%, ou seja, foram encontrados 3,6 criadouros de Aedes Aegypti a cada 100 imóveis. Os recipientes mais frequentes foram lata, frasco plástico (25%) e pneus (13%).

A participação ativa da comunidade é essencial na luta contra o mosquito transmissor da dengue, Chikungunya e Zika. Não deixe água parada, mantenha seu quintal limpo e permita a entrada dos agentes em sua residência.

Lembre-se: a prevenção é o melhor remédio contra a dengue!

Fonte: Prefeitura de Cruzeiro