NotíciasVale do Paraíba

Polícia Federal investiga supostas irregularidades nas eleições de 2020 em Aparecida

 

A Polícia Federal realizou na manhã desta quarta-feira (1°) uma operação para apurar possíveis irregularidades na eleições municipais de 2020 em Aparecida. Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão em Guaratinguetá, cidade vizinha, para apurar um possível esquema de corrupção passiva e desvio de recursos públicos praticados durante a última campanha eleitoral de Aparecida, que elegeu o prefeito Luiz Carlos de Siqueira (Podemos).

 

De acordo com a PF, os mandados foram cumpridos em endereços ligados a empresários do ramo de construção. O prefeito conhecido como Piriquito não foi alvo da operação desta quarta-feira. Ainda segundo a Polícia Federal, as investigações começaram com a Polícia Civil de São Paulo. Como o Tribunal de Justiça identificou indícios de crime eleitoral, encaminhou o caso para a Justiça Eleitoral, que pediu auxílio da PF na continuidade do processo.

 

A PF informou também que as investigações estão em andamento e, por isso, provas estão sendo colhidas na região. Caso as suspeitas sejam confirmadas, os investigados podem cumprir pena de cinco a 12 anos de prisão. A defesa do prefeito de Aparecida, Luiz Carlos de Siqueira, informou que ele não recebeu nenhum valor irregular e que, na época, era apenas candidato, e não funcionário público. A defesa disse ainda que desconhece qualquer irregularidade na campanha e também não sabia da existência da investigação. 

Foto: Divulgação/Polícia Federal

Fonte: G1/Vale do Paraíba