Pinda, Cruzeiro e Caraguatatuba desafiam segurança pública com aumento da violência

As cidades de Pindamonhangaba, Cruzeiro e Caraguatatuba dominam o topo do ranking da violência no Vale do Paraíba em 2022 e desafiam a segurança pública, de acordo com dados oficiais da SSP (Secretaria de Estado de Segurança Pública).

Com 82,8 mil habitantes, Cruzeiro assumiu a liderança do ranking regional com 12 mortes por homicídio registradas no primeiro trimestre de 2022, contra oito no mesmo período do ano passado, alta de 50%. Pindamonhangaba é a vice-líder da lista da região com 11 pessoas assassinadas contra oito no ano passado, um crescimento de 37,5% na violência.

A terceira colocada é Caraguatatuba, município que frequenta o topo do ranking da violência desde 2020. A cidade tem 11 assassinatos nos primeiros três meses do ano contra nove no ano passado, salto de 22%. Depois desses municípios, aparecem no ranking do Vale: São José dos Campos (11 assassinatos), Lorena (9), Taubaté (9), Caçapava (7), Ubatuba (6), Aparecida (5) e Guaratinguetá (4).

No geral, nove cidades aumentaram a quantidade de vítimas de homicídio no primeiro trimestre deste ano na comparação com igual período do ano passado e 10 municípios reduziram as mortes. Três cidades tiveram o mesmo número de mortes nos dois anos e 17 não registraram nenhum óbito por homicídio ou latrocínio neste ano.

Fonte: OVALE

Foto: Divulgação