Alunos do curso de edificações da ETEC de Cruzeiro realizam projeto para adaptar residência

Os alunos do curso 3º semestre do curso técnico em edificação da ETEC “Escola Técnica Prof. José Santana de Castro” estão realizando um projeto de adaptação e acessibilidade na residência da Brenda Nicoli Vieira de 23 anos que é portadora de necessidades especiais.

O objetivo dos estudantes é realizar projeto que viabilize a acessibilidade do uso da cadeira de rodas motorizada em toda a extensão da casa, sem degraus ou desníveis.

A iniciativa está trazendo uma série de benefícios para a Brenda e seus familiares que residem a Rua Capitão Neco, no Centro da cidade. O investimento vai possibilitar que Brenda se desloque com sua cadeira de rodas a todos os cômodos do imóvel com tranquilidade e segurança.

Brenda que é ex-aluna da ETEC, não tem diagnóstico comprovado de sua doença, mas recebe tratamento para portadores de paralisia cerebral e doença neuromuscular.

Ela faz sessões de terapia no Ambulatório Regional de Especialidades (ARE) e atendimento psicológico na Associação Braços Aberto (ABA), além de acompanhamento de especialistas da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD).

Todos os materiais para a adequação e investimento estão sendo custeados pelos próprios alunos, voluntários e apoiadores do projeto.  O professor Felipe Ribeiro dos Santos, que é um dos coordenadores do projeto disponibilizou uma conta PIX para receber doações de materiais: 277652333866.

Caso as doações ultrapassem o necessário para a reforma, os materiais serão destinados às instituições de caridade do município.

É possível observar a motivação dos alunos de elaborar e colocar em prática o projeto “Edificando Caminhos” que é o TCC (Trabalho de Conclusão do Curso) da turma e ao mesmo tempo ajudar uma ex-aluna que terá essas adaptações importantes em sua casa.

A obra deverá ser concluída nos próximos dias.

Por: Daniel Gonçalves/Jornal da Cidade

Fotos: Arquivo Pessoal/Alunos da ETEC