IPTU 2022 em Cruzeiro deve ser entregue até final de fevereiro

O IPTU 2022 (Imposto Predial e Territorial Urbano), deve ser entregue em Cruzeiro até o final do mês de fevereiro. Cobrança não terá reajuste por parte da prefeitura, mas haverá reposição da inflação em 10.3%. Área geo realizada em 2019 será aplicada no imposto deste ano, com correção da área construída. Vencimento da primeira parcela ocorre em 20 de março.

“Reajuste não teve. O que teve foi a reposição da inflação do período”, contou o secretário de finanças de Cruzeiro, Júlio Cesar Martins em entrevista ao Jornalismo Mantiqueira. De acordo com o secretário, a reposição será de 10.3%, com base no índice oficial da prefeitura (IPC FIPE) referente ao período de novembro/2020 a outubro/2021.

O IPTU 2022 terá em Cruzeiro o lançamento da área geo, realizada em 2019, quando as residências do município foram fotografadas e esses dados foram cruzados com os que haviam na prefeitura. As casas que apresentam diferenças entre as informações de área construída que haviam no banco de dados e as coletadas nas fotografias, terão alteração na cobrança.

De acordo com Júlio Cesar, os proprietários das residências que apresentaram divergências nas medições receberam um comunicado e os que constataram erros na nova medição receberam a visita de uma equipe para medição in loco. O munícipe ainda pode solicitar essa revisão, mediante apresentação de documentos do imóvel na prefeitura.

A taxa dos bombeiros não mais virá inclusa no valor do imposto. Porém, o munícipe receberá a guia para pagamento voluntário junto com o carne do IPTU. ” Essa taxa mantém os bombeiros em Cruzeiro, e é super importante você pagar essa taxa. Na verdade, será um pagamento voluntário, facultativo. ”, informou o secretário.

Os carnes serão imprimidos e entregues pelos Correios, como ocorre normalmente, mas a população pode gerar a guia para pagamento no site da prefeitura de Cruzeiro ou retirar pessoalmente no Departamento Tributário do Município, que funciona das 11h às 17h, de segunda à sexta-feira na Rua Capitão Neco, Nº 16, 1º Andar, Centro. O pagamento pode ser feito por taxa única com desconto de 5% e vencimento no dia 20 de março ou por parcelamento em até 10 vezes, com parcela mínima de R$50,00 mês.

Fonte: Rádio Mantiqueira