Com casos de Covid em alta, internações voltam a subir mais de 70% na RMVale

Região registra 72% de aumento em novas internações pela doença no acumulado dos últimos 14 dias
O Vale do Paraíba alcançou 72% de aumento na quantidade de novas internações por Covid-19, no acumulado dos últimos 14 dias, segundo levantamento da Fundação Seade.
Nas duas semanas encerradas na segunda-feira (3), a região acumula 372 pessoas hospitalizadas em decorrência de complicações causadas pelo coronavírus. Na semana anterior, o número havia sido de 216 internados.
No acumulado semanal, a região tem 216 pessoas hospitalizadas por Covid-19 contra 156 no intervalo anterior, alta de 38%.
É o maior número de novas internações em sete dias desde 4 de outubro, quando foram internadas 232 pessoas em uma semana.
As hospitalizações por Covid-19 começaram a subir dias antes do Natal e aumentaram no período entre as festas natalianas e o ano novo.
Nesse período, a região confirmou os primeiros casos da nova variante ômicron do coronavírus e uma síndrome gripal que atinge toda a região.
Somente em São José dos Campos, por exemplo, as unidades de saúde registraram crescimento de quase 40% dos pacientes com sintomático respiratório depois do Natal, passando 2.224 no dia 22 de dezembro para 3.141, no dia 28.
CASOS
Além do crescimento das internações, a região registrou um aumento de novos casos no acumulado dos últimos 14 dias. É o segundo período consecutivo de alta nos infectados por Covid e interrompe 10 semanas seguidas de queda em novos contaminados.
A região acumula 2.302 diagnósticos positivos nas duas últimas semanas contra 803 no intervalo anterior, um aumento de 186%.
Com isso, dezembro terminou com ligeiro aumento de novos contaminados frente a novembro: 3.494 contra 3.443. O crescimento de um mês para o seguinte não ocorria desde maio desde ano.
Xandu Alves
OVale