Mais de 3.000 presos são liberados para ‘saidinha’ de fim de ano em Tremembé

Mais de 3.000 detentos foram liberados, nesta quinta-feira (23), para a saída temporária de Natal nos presídios de Tremembé, segundo a SAP (Secretaria de Administração Penitenciária).

Esta é a quarta ‘saidinha’ do ano, sendo que as anteriores ocorreram em maio, junho e setembro.
O calendário é determinado pela Justiça e a saída é concedida a presos que apresentam bom comportamento, já cumpriram uma parte da pena e estão no regime semiaberto.

Os detentos tem de retornar ao sistema prisional até o dia 3 de janeiro de 2022, caso contrário terão o regime semiaberto revogado, perderão o benefício as saídas e serão considerados fugitivos.

O Pemano, Centro de Progressão Penitenciária Dr. Edgar Magalhães Noronha, é a cadeia com o maior número de beneficiados com a saidinha, com 2.440. Depois vem a Penitenciária Dr. Tarcizo Leonce Pinheiro Cintra, com 366, as duas penitenciárias femininas com 200; e a Penitenciária Dr. José Augusto César Salgado, com 103.
Detentas que ganharam repercussão nacional como Suzane von Richthofen, Anna Carolina Jatobá e Elize Matsunaga fazem parte das detentas que deixaram a cadeia nesta quinta.
Fonte: OVALE