Tucano é baleado no Condomínio Colinas da Mantiqueira em Cruzeiro

Um tucano teve de passar por uma cirurgia após ser baleado por uma arma de chumbinho em Cruzeiro. O animal foi encontrado ferido e encaminhado a um veterinário que identificou o ferimento como de arma de fogo. Segundo o profissional, o tucano não teve nenhum órgão vital atingido e após a recuperação foi entregue à Polícia Ambiental.

O animal foi encontrado baleado no último sábado (30) em um condomínio no bairro Vila dos Comerciários. De acordo com o veterinário João Hoenhe a munição atravessou o peito do tucano, mas saiu sem atingir nenhum órgão vital.

“Fizemos a cirurgia porque tínhamos receio de que a bala pudesse ter ficado alojada no animal, mas a bala de chumbinho entrou pelo peito e saiu pelo pescoço sem provocar ferimentos em órgãos vitais. A nossa suspeita, como da PM, é de que ele foi vítima de chumbinho. Uma situação lamentável” comentou o veterinário.

Após a cirurgia, o animal se recuperou e foi encaminhado à Polícia Ambiental de Cruzeiro. De acordo com a polícia, a suspeita é de que tenha sido vítima de arma de chumbinho. A PM ainda reforçou que a caça de animais silvestres é ilegal.

A ave está sob cuidados dos policiais e será levada nos próximos dias para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama de Lorena, onde será avaliado e tratado antes de ser devolvido para a natureza.
Por: G1 – Vale do Paraíba e Região
Fotos: João Felipe Hoenhe/Arquivo pessoal