PRF apreende pássaros silvestres na via Dutra em Lavrinhas

Na tarde desta segunda-feira-feira (17), por volta das 14h, durante fiscalização no km 18 da rodovia Presidente Dutra, em Lavrinhas, a PRF apreendeu 7 pássaros silvestres, capturados ilegalmente na natureza, e que estavam sendo transportados por uma família em um veículo da marca Polo. No momento da abordagem, o veículo era conduzido por um homem de 51 anos, tendo como passageiros sua esposa, uma filha e um enteado.

Além de não ser habilitado, o homem demonstrou nervosismo excessivo com a fiscalização policial, elevando o nível de suspeita da equipe. No interior do veículo, sobre o banco traseiro, havia uma gaiola com 4 pássaros da espécie trinca-ferro (saltator-similis). No porta malas foram encontradas outras 2 gaiolas, com 3 pássaros da espécie coleirinha (sporophila caerulesceus).

Questionado sobre os passarinhos, o condutor declarou que eram de sua propriedade, e que havia comprado eles há cerca de 3 meses, porém não possuía nenhum documento legal exigido para a posse dos pássaros. Um dos pássaros coleirinha portava em um dos pés uma anilha falsa, conforme consulta aos sistemas ambientais.

Diante do exposto, os policiais lavraram o Termo Circunstanciado de Ocorrência pela constatação do crime ambiental. O condutor assinou termo específico, comprometendo-se a comparecer perante o juiz quando for intimado.

A Polícia Militar Ambiental compareceu no local para a lavratura do auto de infração ambiental e apreensão dos pássaros, que foram para a unidade do IBAMA de Lorena-SP.
O condutor foi autuado por dirigir sem possuir CNH. O veículo ficou retido até que o condutor providenciasse uma pessoa habilitada para retirá-lo.
Fonte: PRF