Em Semana Santa com igrejas fechadas, internet ajuda fiéis a vivenciarem celebrações

Santuário Nacional e Portal A12 disponibilizam conteúdos gratuitos de formação e espiritualidade, além de transmissões das celebrações na Basílica

Para tentar frear a curva de novos casos do novo coronavírus, diversas localidades brasileiras implantaram medidas de restrição social que impactam a rotina de igrejas em todo o país. Em vários municípios, as celebrações da Semana Santa, considerada a principal data do calendário católico, acontecerão sem a presença do público. A fim de auxiliar os fiéis a vivenciarem este momento mesmo à distância, o Santuário Nacional e o Portal A12 disponibilizam a página especial a12.com/semanasanta. O espaço virtual conta com informações sobre o período mais sagrado do cristianismo, além de transmissões das celebrações na Basílica de Aparecida (SP).

“Preparamos conteúdos de fé e evangelização para que os devotos possam cultivar a espiritualidade de um modo muito especial durante a Semana Santa em que as paróquias estão fechadas para conter a disseminação da Covid-19”, explica o diretor do A12, Frater Jonas Luiz de Pádua.

Quem acessar a área pode ouvir podcasts de espiritualidade e catequeses sobre temas ligados à paixão, morte e ressureição de Jesus. Artigos também abordam a Semana Santa, que para parte da população será vivida sem a participação física nas tradicionais celebrações que marcam as comemorações pascais.

“São conteúdos que falam sobre como celebrar bem a Semana Santa, qual o sentido deste período, o significado dos símbolos utilizados neste tempo, bem como a programação de cerimônias do Santuário Nacional”, detalha Frater Jonas.

As ações vão se estender para as redes sociais do Santuário, onde também será possível acompanhar as celebrações transmitidas ao vivo da Basílica de Aparecida. Fora do horário de transmissões, publicações vão motivar orações pelas famílias, enfermos e vítimas da Covid-19.

“Estamos criando um conteúdo exclusivo para redes sociais chamado ‘Rezando a Semana Santa’. Desta maneira, vamos rezar pelas situações que assolam nossas vidas por meio de símbolos, orações e intenções pelo momento que nós estamos passando, trazendo para nossa realidade o significado deste período”, explica o diretor do A12.

Além da página especial, acessada em a12.com/semanasanta, parte dos conteúdos também está disponível no Aplicativo Aparecida para Android ou IOS. No local também é possível acompanhar a transmissão ao vivo das celebrações na Basílica. Os textos utilizados na liturgia das celebrações também estão disponibilizados gratuitamente no app.
Por Victor Hugo Barros
Fonte: Assessoria de Imprensa da Basílica Nacional de Aparecida